pastoral juvenil | Quinta-feira, 11 Fevereiro , 2010, 15:41

Foi com alegria e com entusiasmo que se realizou o Retiro de preparação para o crisma com os jovens do Concelho da Calheta.

 

 

 

De sexta-feira à noite até Domingo, 29 jovens tiveram a coragem de se aventurar a fazer uma paragem na sua vida vida, a desprenderem-se do mundo habitual, e a procurarem reflectir sobre o sentido das suas vidas e o rumo dos seus sonhos.

Chegaram na Sexta-feira, alguns ansiosos e expectantes, outros sorridentes; alguns ainda sem saber bem o que os esperava, mas o certo é que no Domingo o sorriso nos seus rostos era prova mais do que suficiente de que valera a pena tudo o que foi vivido em conjunto.

 

Foram vários os momentos, desde o convivio, ao trabalho de grupos, a oração, a partilha, a união, o silêncio, a reflexão, os momentos com Jesus; todos eles com pistas para podermos traçar rumos para um futuro que se apresenta diante dos nossos olhos e que depende do que formos capazes de contruir no presente das nossas vidas.

 

 

 

"A vida como projecto", este é o tema do encontro, que levou a que descobrissemos a importância das nossas vidas, do lugar onde estamos, dos nossos sonhos, da nossa dedicação, da vontade de levarmos o fogo da nossa juventude a um mundo que queremos que seja cada vez mais a "casa de todos" e onde temos um papel a contribuir para isso.

 

 

 

 

 

E sabemo-nos sempre acompanhados pela presença e pelo coração de um Deus que recolhe cada um dos momentos que vivemos e que nunca se afasta de nós, seja nos bons ou maus monetos, na nossa fragilidade ou nas nossas alegrias. Ele quer estar connosco, e nasceu junto do nosso coração a vontade de o descobrirmos cada vez mais e de querermos caminhar também com Ele, Pai, Amor para todos os homens.

 

 

 

 

 

Que a chama desses dias permaneca sempre acesa dentro de nós e que saibamos transmiti-la num sorriso que seja capaz de encher o mundo, ou pelo menos, o nosso mundo!