pastoral juvenil | Sexta-feira, 06 Março , 2009, 00:36

 

 

 

Caro Jovem,

 

O Papa João Paulo II criou em 1985,a Jornada Mundial da Juventude que consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada três ou quatro anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. A Última foi celebrada em Julho de 2008 em Sydney e a próxima será em Madrid no verão de 2011.

 

Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, em muitas dioceses ao redor do mundo, com vários eventos. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.

 

Nós por cá, também queremos  estar em comunhão com todos os jovens do mundo, por isso vamos comemorar a XXIV Jornada Mundial da Juventude, próximo dia 5 de Abril, na Paroquia de Santo Antão, cujo o tema será  “Colocamos a nossa Esperança no Deus vivo” (1Tm 4,10) um apelo de Bento XVI a vivermos a grande esperança que está em Cristo.

 

Mas a nossa boa vontade é insuficiente. É necessário mais! Só haverá festa se todos e cada jovem da nossa ilha der o seu melhor. Contamos contigo!

 

O Dia Mundial da Juventude (DMJ) deste ano terá duas grandes partes: a preparação e a celebração. Tu podes participar nestes dois momentos ou em apenas um, o importante é que te juntes a nós nesta festa. Mas, sinceramente gostaríamos que te envolvesses totalmente neste projecto :) A escolha é tua! De qualquer forma fica a saber que:

 

PREPARAÇÃO

 

Como preparação para o DMJ nós vamos percorrer todas as paróquias da nossa ilha. Desde da Ribeira Seca até Santo Antão. Vamos dar a volta a São Jorge em cerca de 15 dias, realizando em cada Igreja Paroquial um encontro de reflexão, convívio e oração. Queres saber como? Há hora marcada vamos estar na Igreja de cada paróquia e ai realizar o nosso encontro preparatório. Quando acabar, os participantes no encontro irão levar uma Bíblia aos jovens da paróquia vizinha. Vamos disponibilizar transporte na ida e no regresso à paróquia vizinha.

Estes encontros destinam-se ao jovens de cada paroquia, mas podem participar todas as pessoas que desejarem faze-lo.

 

CELEBRAÇÃO

 

No dia 5 de Abril, em Santo Antão, o programa será o seguinte:

 

09H30 Concentração

10H00 Acolhimento

11H00 Cartas de São Paulo

12H00 Caminhada de Ramos

12H30 Eucaristia 

13H30 Almoço Partilhado

14H30 I Festival DMJ

16H30 Encerramento

 

* Este ano teremos uma grande novidade: I Festival DMJ. Em que consiste? Trata-se de uma oportunidade para os jovens das diversas paróquias apresentarem, de forma criativa um trabalho (Canção original, teatro, encenação, jogral, dança, vídeo)  elaborado por eles com base na mensagem do Papa para este dia. Cada paróquia deverá apresentar um trabalho em sintonia com o seu pároco  e de acordo com o regulamento.

 

As Paróquias que precisarem de transporte para o DMJ digam-nos com antecedência para podermos providenciar.

 

 

Mais uma vez, contamos contigo para festejarmos a nossa fé e juventude!

 

 

Um abraço!

 

temas: ,